Objetivos

A popularização da ciência no Brasil tem avançado, nos últimos anos, graças ao incentivo e apoio das Fundações de Apoio e Amparo a pesquisa. Projetos de iniciativas de professores de escolas públicas, pesquisadores de universidades, e organismos governamentais, principalmente, vêm buscando transmitir mensagens com conteúdo científico para o público leigo. O Projeto Escola Itinerante do IF Baiano tem como o objetivo incentivar, apoiar e promover iniciativas de diversos temas do conhecimento científico da área das ciências da natureza e matemática e demais áreas do conhecimento contando com a participação de estudantes do ensino médio e técnico em atividades que propiciem a difusão e a popularização da ciência e tecnologia contribuindo para a melhoria na qualidade do ensino de ciências e complementação desta formação básica nas escolas. O projeto se materializa por meio de apresentações de experiências, demonstrações, painéis interpretativos e exposições implantadas em escolas públicas, feiras de ciências, exposições, museus e visa, também, a integração do IF Baiano com as comunidades de regiões de influência da instituição. Nesse sentido, uma dos anseios do projeto tem sido a implantação de um Planetário Itinerante que possibilite o acesso das comunidades aos conhecimentos oriundos da Astronomia.

• Abertura da escola à comunidade;
  • Popularização da ciência e do conhecimento;
  • Tornar o discente sujeito da construção do seu próprio conhecimento;
  • Divulgar o Instituto Federal Baiano.